sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Arrasa no carão

Cara Delevingne para Vogue

Já sei: foi tirar fotos, mas praticamente todas ficaram iguais, ou, você ficou tímida na frente da lente da câmera, e as fotos não ficaram boas. Ou quem sabe, você está simplesmente sem ideia pra tirar fotos, por que a criatividade escapou pela janela e nem se deu o trabalho de dar adeus.

Não sei vocês, mas todas as opções acima já aconteceram comigo. E quando consegui tirar fotos que eu julgava serem boas, foi só passar pro computador que veio a decepção: estavam escuras demais, e com uma péssima qualidade. Mas, depois de um tempo e de várias manobras para contornar todos esses probleminhas, aqui estou eu para dizer que todos eles têm uma solução, e que tirar fotos lindas e com boa qualidade é algo que todos podem conseguir.

Quer saber como? aí vão algumas dicas:

Bom ambiente: Isso envolve não só um fundo bonito, mas envolve também um lugar onde você se sente a vontade, confortável. Se você é tímida (como eu) procure lugares da casa que você pode ficar por um bom tempo sem ser perturbada por alguém. Ou quem sabe, um dia em que todos saíram e você ficou sozinha.
Se você não é tímida e se dispõe a tirar fotos fora de casa as opções são muitas: Você pode abusar dos parques, Shoppings, ou caçar qualquer lugar da sua cidade que você ache legal para fotografar. 


Foto espontânea: As fotos espontâneas são as mais difíceis de tirar, e são as mais cobiçadas também. Eu por exemplo, já perdi a conta de quantas vezes tentei com as minhas amigas, tirar fotos de todo mundo rindo espontaneamente. Nem sempre deu certo, mas rendeu umas boas fotos haha


Mas o fato é que você tem que levar em consideração o momento e como está se sentindo. Se estiver feliz, vai ser bem mais fácil dar aquele sorrisão e tirar fotos alegres, coloridas e divertidas. Se estiver entediada, vai ser mais fácil fazer aquelas poses de quem não se importa com nada ou de quem está numa aula chata na escola.


Para conseguir fotos assim, basicamente você tem que esquecer da câmera. Esqueça que é uma foto, seja natural, não force poses, nem sorrisos ou caretas. Se tiver uma hora em que você deve levar aquele clichê de ''seja você mesmo'' a sério, essa hora é agora. Então, mostre o que sente, deixe rolar. Afinal, fotografia também é um modo de expressão não é mesmo?

Criatividade: Liberte-se, pode dar aloka nas fotos. Solte todas as ideias que têm na cabeça, e transporte elas pra fotografia. Se quiser, finja que está num editorial de moda, separe roupas, maquiagem, decoração pro ambiente, faça a festa. Se quiser dar uma de Isabelli Fontana e fazer aquele carão, fique a vontade.
Se o problema for falta de ideia, veja fotos de outras pessoas na internet, ouça músicas que te inspiram, veja editoriais de moda e etc. Sempre tente coisas novas, fotografe em lugares diferentes, inove.


Caras e bocas: Sempre tem uma posição do nosso rosto que nos favorece mais que outras. Então, treine no espelho, veja quais as expressões que mais combinam com você e mais te favorecem. Geralmente as fotos ficam bem melhores quando tiradas a uma certa distância, então, caso não queira que alguém te fotografe, programe a câmera para que ela fotografe automaticamente.
No meu caso, prefiro as fotos tiradas de frente, da cintura para cima.

 Marilyn Monroe, mestra na arte do carão

Qualidade das fotos: Se quer boas fotos, fotografe em um lugar bem iluminado. Se estiver dentro de casa, no quarto por exemplo, pode fotografar na frente da janela, ou na porta, ou qualquer canto que tiver mais iluminação. A luz natural é sempre a melhor opção, ela dá mais qualidade às imagens do que as luzes artificiais.
Se não der para aproveitar a luz natural e optar pelas artificiais, é bom que ela sempre esteja de frente para você, iluminando todo seu rosto. Pode ser o abajur, uma lanterna, enfim, qualquer coisa. Mesmo que o lugar esteja todo escuro, o importante é que a luz esteja na sua frente, e ilumine bem.


É isso, não tem segredos para tirar boas fotos, apenas é uma questão de costume. Com o tempo você vai se soltando mais na frente das lentes, e fotografando cada vez melhor. 
Então, divirta-se, abuse da sua criatividade e é claro, arrasa no carão.

3 comentários:

  1. Tudo de bom esse post! Também adoro fotografia, acabei de comprar a minha primeira câmera, são tantas ideias de fotos que nem sei por onde começar! hahahah
    As fotos espontâneas são as mais legais, mas nem smepre ficam "boas" né..hahaha
    Eu gosto também de fotos com paisagens bonitas de fundo, faz toda a diferença!

    To adicionando teu blog na minha lista ;**

    ResponderExcluir
  2. Sou apaixonada por fotografia,mas não sei fazer quase nada.
    Adorei as dicas acho sempre válido as pessoas planejarem como serão as fotos.
    beijos
    http://agoraquesouchique.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. minha paixão é tirar fotos
    adorei tuas dicas!

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar e comentar no meu blog ♥