sábado, 27 de agosto de 2011

Faculdade de Moda



Tá aí um problemão que assusta quem está saindo do Ensino Médio: decidir o que fazer pelo resto da sua vida, quando se têm apenas dezessete ou dezoito anos.

Chega até ser injusto, a vida cobrar uma decisão tão importante quando se têm tão pouca idade.

Mas, preparado ou não, sempre chega a hora de escolher qual rumo tomar com relação à sua vida profissional. Que faculdade fazer, em que área atuar... Nessas horas nos encontramos em meio a um monte de dúvidas, nos perguntamos se vamos gostar do curso, se vamos conseguir futuramente um emprego na área, e às vezes até sofremos com pressão dos pais ou outros familiares.

Em meio à tanta dúvida, sempre é válido lembrar que tem que se pensar muito, e muito mesmo, antes de dar qualquer passo rumo à faculdade. Pensa, mas pensa bem, e sem pressa.

Agora se você está pensando em fazer moda, vão aí dicas de quem faz. 

A moda é uma área que está crescendo muito, e quem se forma em moda pode atuar em vários segmentos do mercado - não apenas em moda. Isso por que o profissional de moda está sempre ligado às tendências, ao que está acontecendo ao seu redor, às pessoas, e isso é importante em diversas áreas. Por exemplo, eu já ouvi gente que trabalha em concessionárias, escolhendo a cartela de cores de novos modelos de carro, ou então, escolhendo que tipo de tecido é o ideal para forrar os bancos, sem prejudicar as roupas do usuário.
É importante se informar sobre tudo isso, e se possível, conversar com pessoas que se formaram no curso e saber como elas estão agora. Isso ajuda bastante, e tira um pouco daquele medo que bate com relação ao mercado de trabalho.

Com relação a que faculdade escolher, dê uma olhada na grade curricular das que mais te interessar, compare cada uma delas, e se possível dá uma passada na facul pra conhecer e ver sua infraestrutura. Não tenha vergonha e nem preguiça na hora de escolher hein?

E é sempre bom lembrar que moda não é consumo. Ao entrar na faculdade, não vá pensando que já vai pôr a mão na massa, ir projetando coleções e costurar loucamente, e muito menos falar sobre lojas, marcas ou consumismo sem limites. Antes de tudo, tem que se estudar muito, pra ir criando toda a bagagem necessária para que você seja capaz de fazer tudo o que sonha fazer. Digo isso, por que muita gente entra na faculdade pensando que é uma coisa, quando na verdade é outra, e isso é sempre frustrante.

O segredo de boas escolhas é sempre a informação, por isso, se informe muito bem com relação ao mundo da moda, o que ela envolve, como é o dia a dia de um profissional de moda, etc. E isso é válido também para quem quer fazer outro curso.

Eu vejo muita gente escolhendo sua profissão pelo dinheiro, mas que vive reclamando que odeia o que faz. O fato é que tem que ter equilíbrio, fazer o que gosta sabendo que pode se manter em sua profissão. Todas as áreas exigem determinação, e se você estiver fazendo o que gosta, você vai ter toda a determinação necessária para chegar a qualquer lugar.

5 comentários:

  1. Oii... adorei esse post! Pretendo fazer Moda no ano que vem. Estou no 3º ensino médio e tenho muitas duvidas! Mas moda é a profissão que eu mais me identifico.

    Seu blog é lindo *-*
    Em que faculdade vc estuda?!
    Beso:*

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana! Primeiro, obrigada pela visita e pelo comentário *-*
    Eu faço na Anhembi Morumbi, é bem legal. No começo a gente sempre fica na dúvida, mas no decorrer do curso eu fui percebendo cada vez mais que era aquilo que eu queria, e aqui estou! haha
    Eu vou tentar falar mais sobre isso nos próximos posts, tá?
    Beeejos ;*

    ResponderExcluir
  3. Oii =) imagina!
    Ah na Anhembi né?! Vou prestar vestibular lá semana q vem! To com medinho, hahaha...
    Valeu! Vou visitar sempre aqui :)

    Beso:*

    ResponderExcluir
  4. Aw obrigada!
    É normal ficar com medo, mas fica tranqüila que no final tudo dá certo :)
    Boa sorte!

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar e comentar no meu blog ♥